A importância de reflexão sobre justiça e paz.

O tempo presente clama por reflexão sobre justiça e paz, exercício que deve ser feito constantemente pelos que atuam com o direito, principalmente porque a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no seu preâmbulo, preconiza que “nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.”

As atuações das instituições, com destaque para as jurídicas, e dos cidadãos, devem ser pautadas para assegurar a segurança, o bem-estar, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, com harmonia social para a garantia da ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias.

Nesse sentido, cabe refletir que carecemos de ações práticas para o diálogo em busca de harmonização das relações sociais, com atuações que devem envolver a sociedade como um todo, a alcançar a educação completa, iniciando, por óbvio, com as crianças que serão o futuro do País. A compreensão da realidade e a consciência de responsabilidade deve ser trabalhada desde a infância, para que tenhamos uma sociedade pacificada.

Pela brevidade da vida, o direito e a interpretação jurídica devem se voltar para o bem maior do ser humano: a vida!

Atitudes de intolerância, de agressão verbal ou física, de violação de diretos, motivam reflexão sobre a necessidade de se “elaborar o passado”, com indagações no seguinte sentido: Qual influência da memória e/ou da história? O que determina a perda da memória ou a ausência de pensamento do passado? Como pensar o eu e o outro?

Adorno, em exposição sobre o tema “o que significa elaborar o passado”, escreveu que:

“A pergunta ‘O que significa elaborar o passado’ requer esclarecimento. Ela foi formulada a partir de um chavão que ultimamente se tornou bastante suspeito. Nesta formulação, a elaboração do passado não significa elaborá-lo a sério, rompendo seu encanto por meio de uma consciência clara. Mas o que se pretende, ao contrário, é encerrar a questão do passado, se possível inclusive riscando-o da memória. O gesto de tudo esquecer e perdoar, privativo de quem sofreu a injustiça, acaba advindo dos partidários daqueles que praticaram a injustiça.” (1995: 29)

Para Adorno (1995: 33), “quando a humanidade se aliena da memória, esgotando-se sem fôlego na adaptação ao existente, nisto reflete-se uma lei objetiva de desenvolvimento”. Assim, tem-se que a alienação da sociedade não permite pensar o seu próprio tempo, sequer o passado. A exemplo basta se ocupar da observação do cotidiano do homem no século presente, cujas tarefas do dia não lhe permite sequer o tempo livre para o lazer, para a reflexão e para o pensamento. Adorno escreveu que: “a exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação” (1995: 119), notadamente numa época do silêncio como consentimento.

Freud, sobre o Instinto Gregário, escreveu que:

“É lícito dizer que as fartas ligações afetivas que vemos na massa bastam inteiramente para explicar uma de suas características, a falta de autonomia e de iniciativa de cada indivíduo, a similitude entre a reação e a de todos os demais, seu rebaixamento a indivíduo de massa, por assim dizer. Mas, se a olharmos como um todo, a massa revela mais do que isso; o enfraquecimento da aptidão intelectual, a desinibição da afetividade, a incapacidade de moderação e adiamento, a tendência a ultrapassar todas as barreiras na expressão de sentimentos e a descarregá-los inteiramente na ação – esses e outros traços semelhantes, que Le Bom descreveu de modo tão convincente, fornecem um quadro inequívoco de regressão da atividade anímica a um estágio anterior, que não nos surpreendemos de encontrar nos selvagens e nas crianças.” (2011: 77)

Por isso, diante de inúmeras notícias a respeito de violências nas escolas, devemos refletir sobre o Brasil que tínhamos e o País que queremos, notadamente sobre a as condições materiais e intelectuais do ser humano. Precisamos refletir sobre as reais causas que geraram e continuam gerando violações, intolerâncias e agressões.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Adorno, Theodor W. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1995.

Freud, Sugmund. Introdução ao narcisismo : ensaios de metapsicologia e outros

textos (1914-1916); trad. Paulo César de Souza – São Paulo: Companhia das Letras,

2010.

Freud, Sugmund. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923);

trad. Paulo César de Souza – São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Renato Cassio Soares de Barros

Presidente da 30.ª Subseção da OAB SP, São Carlos.

30.ª Subseção da OAB SP, São Carlos

Rua Dona Alexandrina, n.º 992, Centro, CEP 13560-290, São Carlos, SP,

E-mail: sao.carlos@oabsp.org.br Telefone(s): (16) 3371-6103 / 3371-0169

Visite nossa página no facebook e acompanhe nossas ações.

コメント